sexta-feira, 23 de março de 2012

Balanço Geral - 13 meses e 23 dias

Há pouco mais de um ano atrás teve início um dos momentos mais intensos da minha vida: o meu trabalho de parto. Após 36 horas de muita cumplicidade entre mim, meu marido Rodrigo e nossa equipe de apoio, as queridas Márcia, Priscila, Kátia e a amiga Denize, nascia minha princesa Catarina. Uma luz que veio para tornar o nosso caminho mais cheio de amor e felicidade. O relato completo do parto está aqui. Agora venho fazer um pequeno balanço dos momentos mais marcantes com minha pequena. Agora ela já está andando, independente, mas cheia de amor pela mamãe e papai.
Furamos sua orelhinha com 12 dias de vida, pelas mãos da querida Priscila Collaciopo, e ela nem sentiu. Com 3 meses já sustentava firme a cabecinha e rolava prá lá e pra cá. Com 6 meses sentou firminha e com 7 começou a engatinhar loucamente e começou também a falar mãmã se dirigindo a mim.  Hoje fala “mamãe”,  “mãe”, “mamá”, “papa”, “Zizi”, “Uã” e “Xui” (para  Ziggy, Luã e Suzy, meus cães que moram com minha mãe),  falava “Dui”(para a Julie, nossa cachorra que morreu um dia depois de Catarina completar um aninho), “ixi” (quando algo inesperado acontece), “esse” (apontando para algo que quer), “titia” (para a tia Vanessa, minha irmã), “tití” (para o tio Rafa, irmão de meu marido) e “vovó”e “uouó” (para minha mãe), além de imitar diversos sons que fazemos e cantar junto com as músicas que ouve. Com 9 meses bateu palminhas. Com 10 meses deu os primeiros passinhos, que se consolidaram aos 11 meses. Hoje, quando perguntamos a ela quantos anos ela tem, ela mostra o dedinho indicador e depois bate palminhas quando dizemos: “Um aninho! Muito bem!” Quando damos tchau ela acena com a mão e manda beijinho. Os primeiros dentinhos vieram com 7 meses, os incisivos centrais inferiores. Logo depois os superiores e os incisivos laterais superiores e depois os inferiores. Agora já nasceu o primeiro molarzinho inferior e está nascendo o primeiro superior. Ela já tem 10 dentes! Ela começou a ingestão de alimentos complementares aos 6 meses e meio. Optei por esperar um pouco mais para iniciar a introdução alimentar porque ela estava mamando bem e eu tinha medo dela desmamar. Ledo engano. Depois que começou a comer passou a mamar loucamente, mais que antes. E também a engordar loucamente, mais do que em qualquer fase de sua pequena grande vidinha. Vou à feira de orgânicos toda semana, ela não come agrotóxicos. Foi minha escolha não dar nenhum tipo de proteína animal para ela nos primeiros meses de introdução alimentar. A gema de ovo orgânico bem cozida entrou só aos 11 meses e meio e os peixes (sempre de águas frias e profundas, pois peixes da costa podem conter traços de mercúrio e peixes de criadouros são alimentados com ração e podem conter hormônios, entre outras coisas) entraram com 13 meses, junto com o ovo pochê. Catarina não vai comer carne vermelha nem frango até os 3 anos de idade, ou até quando puder escolher, saber de onde vem e como é produzida a carne que se come. Se ainda assim desejar comer, não vou proibir. Mas por enquanto, somente ovo e peixes. Vou retardar a introdução de lácteos o máximo que conseguir, pois enquanto ela estiver no meu leite não precisa de leite de vaca. Pretendo amamentar pelo menos até 2 anos de idade. Açúcar também não entrará em seu cardápio até os 3 anos de idade. Não entrei com nenhum tipo de adoçante para ela. Ela come tudo ao natural e até suco de limão toma puro e adora. São escolhas que EU fiz, depois de ler diversos artigos das sociedades americana e brasileira de pediatria e por acreditar ser o melhor para ela. Sei que não será fácil, pois nem sempre nossas escolhas são apoiadas por todos que nos cercam. Parte da família apóia e parte da família acha que é exagero. Mas não me importo com a opinião alheia, me importo com a saúde dela, acredito que se eu deixar uma base bem construída a casa será forte e resistente. Não vai ser fácil, mas aprendi a impor as minhas decisões, afinal EU sou a mãe.  EU sou a responsável pela saúde e bem-estar dela.  Por isso busco as melhores informações, vou atrás de estudos, converso com a excelente pediatra que ela tem, troco “figurinhas” com outras mães que pertencem à minha “tribo”, que buscam os mesmos caminhos que eu. A troca de experiências é fantástica e muito rica. Este foi um ano de muitas descobertas, muitas conquistas e muito amor. Agora começa mais uma fase de novas descobertas, mais um ano na vida da minha princesa. Mais um ano nessa maravilhosa saga que é ser MÃE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário