domingo, 25 de março de 2012

Sobre a praticidade


Lendo um  post da Nanda de 9/10/11 no Blog Mamíferas falando sobre o que adotamos em nome da maternidade prática e resolvi escrever por aqui. Catarina está com 1 ano e quase 2 meses e ainda acorda à noite para mamar. Como fazemos cama compartilhada desde os dois meses dela, não sei precisar quantas vezes ela acorda. Muitas vezes amamento praticamente dormindo e ela mama da mesma forma. É uma delícia dormir com ela na cama, não vou negar. Mas ela veio para a minha cama porque eu não queria mais ficar levantando de madrugada para amamentar. Eu não conseguia descansar, ficava o dia todo acabada. A privação de sono é péssima para nosso estado emocional também. Eu precisei dar complemento para ela nos 6 primeiros meses, mas era muito pouco por mamada e eu fazia relactação. Pouquissimas vezes ela tomou mamadeira. E, quando começou a comer alimentos sólidos, abandonamos de vez o complemento e ela ficou só com o leite materno e  a alimentação complementar. Até hoje só toma o meu leite, nada de leite de vaca. É prático, mas não optei por isso pela praticidade, e sim pelo valor do leite materno para a saúde dela.
Quanto à alimentação, sempre fui contra as papinhas industrializadas. Ela come somente orgânicos que compro toda semana na feira de orgânicos. E eu faço a comida cozida no vapor e sem sal. E faço diferente para o almoço e jantar, para ficar com uma alimentação variada e completa. Dá trabalho sim, mas já incorporei à minha rotina diária.  Se preciso passar o dia fora com ela, ou se preciso sair muito cedo, simplesmente faço a comida na noite anterior.  Se resolvemos viajar, faço e congelo, levando as porções separadas, congeladas individualmente.
Catarina usando Fralda Madrinha
Com relação ao tipo de fraldas. Eu sempre quis usar apenas fraldas de pano. Por causa da pegada ecológica e também por causa de alergias aos produtos químicos que existem nas fraldas descartáveis. Eu não uso absorvente, uso o Mooncup, pois acho mais prático, mais higiênico e mais ecológico, então seria um contra-senso usar fraldas descartáveis na Catarina. Fiz um estoque em casa, suficiente para 3 ou 4 dias. Comprei o que havia de mais moderno no mercado, Bum Genius, FuzziBunz, Blueberry, Fralda Madrinha e Fio daTerra. Tenho fraldas pocket, AIO, capas, enfim todos os modelos. De diversos materiais, pull, soft, algodão orgânico. A maioria one-size, para não ter que ficar comprando de tempos em tempos conforme o crescimento dela. Catarina nasceu alta e magra. NENHUMA das minhas fraldas de pano serviu nela antes de 5 meses. Todas vazavam na perninha, porque ela era magrela. Resultado: até os 5 meses, praticamente só fralda descartável. Por um lado foi bom. Aprendi que temos que ser maleáveis com tudo. Hoje ela usa fralda de pano na maior parte do tempo e eu adoro. Acho lindas, todo mundo que vê fica babando nas estampas. Mas se tenho que ir a algum lugar em que sei que vai demorar para trocar, ou que a troca será difícil, ou ainda se vamos passar muito tempo fora, caso em que tenho que levar muitas fraldas, opto pelas descartáveis. Sem culpa. Nesse caso, me rendi à praticidade, o que me fez entender que as coisas mais práticas podem ser usadas com comedimento e a nosso favor. Não acho um sacrifício lavar as fraldas, acho tudo muito simples. Vai tudo para a máquina e fica tudo muito limpinho. É tão prático quanto as descartáveis. A única diferença é volume para transporte.  Cerca de 7 fraldas descartáveis ocupam o espaço de 2 fraldas de pano. Por isso me rendo a elas quando acho conveniente.
Tem mais uma coisa que acho extremamente prática. O sling. Tenho diversos, de dois modelos: wrap e de argolas. Adoro e uso até hoje. Ir ao shopping com carrinho para mim sempre foi um suplício, talvez porque eu sempre tenha respeitado os avisos de não andar com o carrinho nas escadas rolantes. Os elevadores são demorados, estão sempre lotados. Ir de um andar a outro demora um século. E com o sling me movimento livremente sem ter que esperar em filas. Quando ela era menor e chegava dormindo aos lugares, eu conseguia até almoçar com ela dormindo no sling. Agora ela já anda, está grande e, se vou ao shopping para comer, coloco ela no cadeirão e comemos juntas. Até na feira vamos de sling. Acho prático, confortável e lindo de usar. Super recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário